back

18-10-2024

O nosso trabalho em prol do óleo de palma sustentável na Malásia

O nosso trabalho em prol do óleo de palma sustentável na Malásia

Na Ferrero, orgulhamo-nos de liderar o processo de aquisição sustentável e responsável de óleo de palma, um ingrediente fundamental utilizado em toda a nossa gama de produtos.

Mais de 40 países produzem óleo de palma, sendo a Malásia e a Indonésia responsáveis por cerca de 85% da produção mundial. Sendo uma das nossas principais regiões de abastecimento de óleo de palma, implementámos uma série de práticas sustentáveis na Malásia, através de projetos locais de sustentabilidade, parcerias e investigação. Desde o trabalho para garantir que o óleo de palma que utilizamos é isento de desflorestação até ao apoio à melhoria das condições de trabalho nas fábricas de óleo de palma, continuamos a fazer progressos nesta área. Eis alguns projetos que tiveram impacto até agora:

Proteção da vida selvagem
Em 2020, contribuímos para a criação do TRAILS, um programa de investigação e desenvolvimento inovador e interdisciplinar sediado na Malásia. O projeto visa criar paisagens onde as pessoas e a vida selvagem possam coexistir. Este projeto liga académicos, ONGs e partes interessadas públicas e privadas para que possam encontrar abordagens integradas para a reflorestação de corredores de vida selvagem - um dos principais componentes da preservação da biodiversidade e da resiliência climática em paisagens de plantações fragmentadas - ao mesmo tempo que combatem a pobreza rural.

Um dos objetivos é envolver as comunidades locais na preservação dos habitats dos orangotangos em paisagens dominadas por plantações de óleo de palma. Outra atividade importante do projeto consiste em ajudar as comunidades locais a criarem viveiros para a produção de mudas de árvores para sistemas de reflorestação e de óleo de palma.

Práticas laborais responsáveis
Desde 2021, a Ferrero tem vindo a trabalhar com a Earthworm Foundation, uma organização sem fins lucrativos centrada na criação de melhores condições na cadeia de abastecimento para as pessoas e a natureza, para apoiar a adoção de práticas laborais responsáveis na cadeia de abastecimento de óleo de palma da Ferrero na Malásia Peninsular. Para a execução deste projeto, envolvemos duas fábricas e duas propriedades de um dos nossos principais fornecedores terceiros através de dois programas.

O primeiro programa centrou-se no apoio à adoção de práticas laborais para garantir condições de trabalho justas, seguras e decentes para os trabalhadores. O segundo programa centrou-se no reforço das capacidades para adotar e aplicar práticas de recrutamento éticas.

Até ao final de 2023, mais de 190 trabalhadores migrantes foram diretamente contratados. Mais de 4000 trabalhadores, diretos e subcontratados, beneficiaram do projeto, e estamos continuamente a avaliar formas de o ampliar para beneficiar mais partes interessadas ao longo da nossa cadeia de valor, prestando apoio sempre que necessário.

Promover práticas de produção baseadas na natureza e respeitadoras da biodiversidade
Quando o óleo de palma não é produzido de forma sustentável, os métodos de colheita podem ter um impacto negativo na proteção da biodiversidade.

Desde 2021 que fazemos parte de um projeto-piloto liderado pela Rede de Agricultura Sustentável (RAS), uma rede global de impacto colaborativo centrada em ajudar os agricultores e as comunidades rurais a prosperar. Em 2022, juntamente com a RAS, realizámos investigação em pequenas explorações de óleo de palma na Malásia para compreender melhor como a diversidade de plantas nativas pode ser uma solução eficaz baseada na natureza para suprimir as pragas de insetos.

A investigação faz parte de um programa que incentiva os produtores de óleo de palma a adotarem melhores práticas de conservação da biodiversidade, a criarem habitats para insetos benéficos e a reduzirem a utilização de pesticidas sintéticos.

Os resultados identificaram as melhores espécies de plantas nativas a propagar na próxima fase do projeto e mostraram que algumas das plantas que crescem naturalmente sob a copa das palmeiras podem ser benéficas para as populações de insetos. Cada elemento de investigação servirá de base à fase seguinte do programa, contribuindo para um conjunto crescente de conhecimentos sobre os benefícios da biodiversidade agrícola para os produtores, a natureza e a sociedade.

Empenho contínuo em toda a Malásia
Com todos os projetos acima referidos, tal como com o nosso outro trabalho em toda a Malásia, o nosso contributo é contínuo - e as próximas fases de progresso já estão bem encaminhadas. A produção de óleo de palma do país é vital para o nosso negócio e, através de parcerias estratégicas e investimento, estamos empenhados em melhorar as condições em que é produzido e adquirido. Atualmente, estamos classificados em 2º lugar entre 285 empresas globais no “WWF's Palm Oil Buyers Scorecard” (Cartão de pontuação dos compradores de óleo de palma da WWF) e estamos empenhados em manter estes elevados padrões para um futuro sustentável.

Para saber mais sobre o nosso último relatório de sustentabilidade, clique aqui.