A história do Grupo Ferrero e sua missão

Desde as primeiras etapas até o sucesso mundial

A HISTÓRIA DE UMA FAMÍLIA


De uma pequena confeitaria em Alba, na Itália, até uma empresa multinacional, estamos orgulhosos em sermos uma empresa familiar, com mais de três gerações de paixão e conhecimento por trás do nosso portefólio de marcas icónicas, que são apreciadas pelas pessoas em todo o mundo.

A HISTÓRIA DA FERRERO

Um futuro emocionante assente nas nossas raízes italianas

A história do Grupo Ferrero é a história da tenacidade de uma família piemontesa e do sucesso ao longo de três gerações. A partir de 1946, os irmãos Pietro e Giovanni Ferrero começaram a trabalhar juntos na pequena pastelaria da família para criarem produtos que iriam definir o nome da Ferrero.

Pietro era a força condutora por trás da inovação e da criatividade que mais tarde daria ao seu filho, Michele Ferrero, a plataforma para lançar a empresa Ferrero que conhecemos nos dias de hoje. Pietro foi reconhecido pelo seu amor por experimentar – era conhecido carinhosamente por ‘o cientista’ pelos seus amigos, sempre à procura de descobrir novos sabores e texturas que pudessem surpreender e maravilhar na pastelaria em Alba, na Itália.

O seu irmão Giovanni era o génio comercial dos dois, tendo ajudado a estabelecer uma rede de vendas a nível nacional que permitiu a Michele testar e introduzir novas criações em toda a Itália.

O Grupo Ferrero é atualmente uma das maiores empresas de alimentos embalados doces do mundo, com mais de 35 marcas muito apreciadas, como Kinder®, Nutella®, Ferrero Rocher® e Tic Tac®, vendidas em mais de 170 países.


Dos seus inícios a nível local a um presente internacional

A família Ferrero foi o primeiro fabricante italiano após a Segunda Guerra Mundial a abrir centros de produção e escritórios no estrangeiro dentro do setor da confeitaria, tornando a empresa num verdadeiro ator internacional.

A sua expansão internacional teve início em 1956, com a abertura de uma fábrica na Alemanha. Pouco tempo depois, abriu-se o segundo centro de produção da Ferrero e, a partir daí, o crescimento foi rápido. Como resultado, a Ferrero tem hoje uma presença que se estende pela Europa, América do Norte e do Sul, África, Austrália e Sudeste Asiático.

Ainda uma empresa familiar, atualmente na sua terceira geração, a Ferrero continua a crescer, apoiando-se no seu legado, conhecimento e especialidades icónicas para lançar novos produtos, e incorporar na família novas marcas tais como Thorntons, Fannie May, Butterfinger, Eat Natural e o fabricante de gelados Wells Enterprises.

O COMEÇO EM ALBA E OS ANOS SEGUINTESAS NOSSAS ORIGENS EM ALBA


Uma pitoresca cidade na região italiana de Piemonte

Alba recebeu o título de "cidade criativa para a Gastronomia" pela UNESCO em 2017. É conhecida em todo o mundo pelas suas avelãs, vinho e pela sua icónica trufa branca. O galardão à gastronomia criativa foi igualmente concedido pelo movimento "Slow Food" de Alba, que valoriza a qualidade alimentar, o respeito pelo ambiente e preços justos para os produtores e consumidores.

A HISTÓRIA DE NUTELLA®


Giovanni Ferrero: “Tenho uma grande história para contar sobre a Nutella: é a história da minha família.”


“Tudo começou imediatamente após a Segunda Guerra Mundial. O chocolate era muito caro – ninguém o podia pagar, pelo menos na Itália. Tínhamos a nossa fórmula de chocolate; estava intimamente relacionada com a comunidade local de Alba, porque as avelãs eram abundantes. A nossa visão era: ‘Como é que podemos criar uma nova receita com menos cacau e com um alto valor nutricional a partir da avelã?‘. O meu avô dedicou a sua vida a encontrar uma fórmula. E, finalmente, concebeu uma receita, que se chamava simplesmente Super Crema.
O que é fascinante numa família empreendedora é que passados 20 anos, o seu filho, o meu pai, chegou e disse: ‘Ainda podemos inovar mais, há novas tecnologias, há novas formas de integrar esta receita vencedora’. E pôs em cima da mesa Nutella, que nasceu no mesmo ano que eu, em 1964. Portanto, eu tenho um irmão mais novo na família, que é Nutella!"

DE GRANDES IDEIAS A ÍCONES CULTURAIS

As nossas marcas


Encontre todas as marcas da Ferrero que adora num único lugar, celebrando a união os prazeres simples da vida. Elaboramos os nossos produtos com cuidado e paixão para criarmos momentos únicos de alegria que todos ansiamos e que recordamos com carinho.

Descobrir mais

AQUISIÇÕES DO GRUPO FERRERO

  • 2023
  • 2022
  • 2020
  • 2019
  • 2018
  • 2017
  • 2015

    Bakery Products e Better-for-you Snacking

  • Em 2023, o Grupo Ferrero anunciou a adquiriu a Fresystem, o líder de mercado italiano no setor da pastelaria gelada do “pequeno-almoço italiano” como parte do rumo de crescimento estratégico da Ferrero no considerável mercado da pastelaria doce gelada.

  • Nesse mesmo ano, a Ferrero assinou igualmente um acordo com a Laurens Spethmann Holding AG & Co. KG (LSH) com o fim de adquirir as suas instalações de produção Medin, que produz barras de snack em Faulbach, na Alemanha. Esta aquisição vai apoiar a estratégia de crescimento na categoria de snacks saudáveis, dando continuidade à expansão da sua presença e oferta de produto.

    FULFIL & Wells

  • Adquirimos a FULFIL Nutrition, a empresa de vitaminas e barras de proteínas de alta qualidade com vendas diretas no Reino Unido e distribuição na Irlanda e noutros países europeus, assim como no mercado Ásia-Pacífico.

  • O Grupo Ferrero adquiriu a Wells Enterprises, fabricante de marcas de gelados entre as quais se incluem a Blue Bunny® e a Bomb Pop®.

    Eat Natural

  • Eat Natural, um fabricante de barras de cereais, muesli torrado e granola de alta qualidade sediado no Reino Unido.

    Uma apreciada marca na categoria das bolachas e a primeira aquisição na área dos gelados 

  • A aquisição da icónica marca de bolachas Keebler®, as bolachas "on-the-go" líder de vendas Famous Amos®, a marca de bolachas familiares premium Mother’s®, e as bolachas sem açúcar Murray®, assim como as Little Brownie Bakers®, fornecedor de bolachas do movimento Girl Scouts.

  • Adquirimos também uma posição de controlo acionista na Ice Cream Factory Comaker (ICFC).

    Crescer o nosso negócio de confeitaria nos EUA

  • Adquirimos algumas das marcas mais icónicas de confeitaria de chocolate nos EUA, tais como Butterfinger®, BabyRuth®, 100 Grand®, Raisinets® e Crunch®.

    Um fabricante de confeitaria de chocolate 

  • A Fannie May e a Ferrero, ambas fundadas sobre longas histórias familiares e marcas icónicas e de qualidade, representam uma adaptação estratégica e cultural forte

    Um especialista em avelãs e uma marca de chocolate de qualidade

  • Em 2015, a Ferrero inaugurou o amanhecer de uma nova era através de duas aquisições importantes, Oltan e Thorntons: agora Ferrero Findik, um operador líder na aquisição, processamento e comercialização de avelãs.

  • Ao longo de mais de um século, a Thorntons especializou-se em confecionar chocolate de alta qualidade, doces, caramelos tipo toffee e fudge, entre outras especialidades de confeitaria.