A Ferrero tem o prazer de publicar o Relatório de Progresso da Carta do Cacau 2022-2023, que descreve os seus esforços para criar valor no setor do cacau, sendo o cacau um dos principais ingredientes dos produtos da Ferrero. A empresa pretende ser uma força motriz neste setor, onde os meios de subsistência dos pequenos agricultores e das comunidades agrícolas são melhorados, os direitos das crianças são respeitados e o ambiente é ativamente protegido através de práticas agrícolas sustentáveis.
Em 2022-2023, a Ferrero obteve 100% do seu cacau através de certificação e normas de sustentabilidade geridas de forma independente. A Ferrero também alcançou 93% de rastreabilidade das amêndoas de cacau, desde a exploração agrícola até ao primeiro ponto de compra, através da cartografia Polygon, ultrapassando o seu objetivo anual de um mínimo de 90%. Estas realizações especiais demonstram os progressos - delineados nos planos da Ferrero - para promover uma produção de cacau mais sustentável ao longo do tempo. Para além dos compromissos de sustentabilidade, o Relatório de Progresso da Carta do Cacau reafirma o apoio da Ferrero aos direitos humanos, aos meios de subsistência dos agricultores e às comunidades em desenvolvimento.
“Temos a ambição de desempenhar o nosso papel, enfrentando os desafios económicos, sociais e ambientais nas comunidades produtoras de cacau, na nossa cadeia de abastecimento de cacau e não só”, afirmou Isabel Hochgesand, Diretora de Compras da Ferrero. “Os resultados promissores de 2022-2023 no nosso Relatório de Progresso da Carta do Cacau - por exemplo, apoiar 40.000 agricultores a obter atividades geradoras de rendimento e alcançar 93% de rastreabilidade das amêndoas de cacau de origem através do mapeamento Polygon - demonstram o nosso compromisso para com uma melhoria contínua na nossa jornada de sustentabilidade.”
Uma vez que as questões da cadeia de abastecimento do cacau são complexas, a colaboração ao longo da cadeia de valor com agricultores, ONGs, comunidades e governos é fundamental para alcançar um progresso coletivo.
• Meios de subsistência sustentáveis: a Ferrero presta apoio específico aos agricultores para diversificar os rendimentos e aumentar a produtividade.
• Direitos Humanos e Práticas Sociais: trabalhando em colaboração com a Save The Children, a World Cocoa Foundation e a International Cocoa Initiative, a Ferrero esforça-se por proteger os direitos humanos, especialmente os das crianças das comunidades produtoras de cacau.
• Proteção do ambiente: a Ferrero apoia os agricultores na conversão para sistemas agroflorestais e na recuperação de áreas florestais naturais.
• Transparência: a Ferrero trabalha para garantir uma cadeia de valor transparente e conforme, rastreável até ao nível da exploração agrícola. Todos os anos, o Grupo atualiza também a lista pública de fornecedores de nível 1 e de grupos de agricultores da cadeia de abastecimento de cacau.
De acordo com o Relatório de Progresso da Carta do Cacau em 2022-2023, a Ferrero registou progressos significativos nos seus quatro pilares, incluindo:
Pilar I: Meios de subsistência sustentáveis
• 50.000 agricultores receberam apoio direcionado para melhorar as práticas agrícolas e diversificar os rendimentos
• 40.000 pessoas participam em atividades geradoras de rendimentos
• 1,2 milhões de mudas de cacau distribuídas
Pilar II: Direitos Humanos e Práticas Sociais
• 100% dos grupos de agricultores abrangidos pelo Sistema de Monitorização e Remediação do Trabalho Infantil (CLMRS) ou equivalente
• 25 escolas construídas ou renovadas (133 no total até 2022/2023)
• 1.721 grupos de Associações de Poupança e Empréstimo de Aldeia (VSLA) ativos
Pilar III: Proteção Ambiental
• > 1,4 milhões de árvores distribuídas para plantação dentro e fora da exploração
• 168.000 hectares de agroflorestas desenvolvidas (40% do total de hectares)
• 68.000 hectares sob gestão de recursos naturais de base comunitária
Pilar IV: Transparência dos fornecedores
• 93% de cacau rastreável ao nível da exploração agrícola através do mapeamento Polygon
• 460.000 hectares avaliados quanto ao risco de desflorestação
• 97% de cadeia de abastecimento de cacau sem desflorestação
• 211.000 agricultores participaram no programa da Ferrero
• 224.000 toneladas métricas de cacau adquiridas
Em simultâneo com o Relatório de Progresso da Carta do Cacau da Ferrero, o Grupo também divulgou o seu Relatório de Progresso da Iniciativa Cacau e Florestas (CFI) 2022-2023, que procura apoiar meios de subsistência sustentáveis e proteger as florestas na Costa do Marfim e no Gana. Entre as suas realizações notáveis, a Ferrero formou 75.000 agricultores em práticas de cacau inteligentes face ao clima e capacitou 86.000 agricultores para a aplicação de práticas agroflorestais. A Ferrero também envolveu 4500 jovens através de grupos de serviço comunitário e desenvolveu programas ativos de recuperação e proteção florestal em 181 comunidades.
Com vista a 2024 e mais além, a Ferrero continuará a colaborar com parceiros e fornecedores para cumprir os seus ambiciosos compromissos de sustentabilidade. Dado o caminho difícil que temos pela frente, é mais importante do que nunca trabalhar em conjunto com as partes interessadas, governos, países, empresas e grupos de agricultores que podem ajudar a gerar um impacto positivo duradouro em todo o mundo.
Saiba mais sobre o Plano de Ação da Ferrero para a CFI
Saiba mais sobre o Relatório de Progresso da Carta do Cacau da Ferrero
Saiba mais sobre a divulgação anual da cadeia de abastecimento global de cacau da Ferrero