A Ferrero publicou hoje a sua Carta da Avelã e o seu Plano de Ação para 2024-26, no âmbito do seu objetivo de contribuir para uma indústria da avelã que crie valor para todos.
A nova Carta da Avelã e o Plano de Ação definem atividades contínuas para melhorar as condições de trabalho e de vida dos trabalhadores agrícolas e das suas famílias, bem como para promover a rastreabilidade da cadeia de abastecimento e a agricultura regenerativa.
No âmbito da abordagem multissetorial da Ferrero para a eliminação do trabalho infantil, a empresa anunciou também o prolongamento da sua parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) por mais três anos, assinada no início deste ano.
As avelãs são um ingrediente fundamental em muitos dos produtos da Ferrero, razão pela qual a empresa se dedica a criar uma cadeia de abastecimento de avelãs ética, transparente e sustentável. Lançada em 2021, a Carta da Avelã da Ferrero estabeleceu um padrão líder do setor para as práticas da cadeia de abastecimento, definindo compromissos claros em três pilares principais: direitos humanos e práticas sociais; proteção ambiental e sustentabilidade; e transparência dos fornecedores.
O Relatório Anual de Progresso da Avelã 2023 da Ferrero, também publicado hoje, mostra o progresso que a empresa fez no cumprimento dos compromissos estabelecidos na sua primeira Carta da Avelã:
• mais de 90% de rastreabilidade da avelã até ao nível da exploração agrícola
• 100% dos fornecedores reconheceram o Código de Fornecedor da Ferrero
• mais de 21.000 produtores de avelã abrangidos pelas nossas Diretrizes para a Produção Sustentável de Avelã
• quase 18.000 crianças foram envolvidas através de parcerias coletivas nos três anos desde que a Ferrero lançou a sua Carta da Avelã.
“Na Ferrero, estamos sempre a tentar melhorar. Com a nossa primeira Carta da Avelã em 2021, estabelecemos uma base sólida”, afirmou Marco Botta, Diretor-Geral da Ferrero Hazelnut Company.
“Hoje, lançamos a nossa nova Carta da Avelã, com base nos grandes resultados que alcançámos nos últimos três anos. Enquanto empresa, esforçar-nos-emos por contribuir para alcançar uma cadeia de abastecimento de avelãs de ponta a ponta que seja rastreável, sustentável e proporcione um ambiente justo e solidário para todos os envolvidos.”
Progressos significativos
Desde o lançamento da Carta da Avelã, a Ferrero tem vindo a apresentar anualmente um relatório sobre os progressos registados relativamente a estes compromissos, através do seu Relatório de Progresso da Avelã. O último relatório demonstra progressos consideráveis em cada um dos pilares fundamentais:
Direitos humanos e práticas sociais
• 1163 explorações agrícolas foram auditadas em relação à Norma de Produção Agrícola Ferrero nos três anos desde que a Ferrero lançou a sua Carta da Avelã
• Quase 18.000 crianças foram envolvidas através de parcerias coletivas nos últimos três anos
Proteção ambiental e sustentabilidade
• Quatro planos de gestão agrícola implementados nas explorações agrícolas da Ferrero com integração de princípios de agricultura regenerativa
• Mais de 21.000 agricultores em todo o mundo com as nossas Diretrizes para a Produção Sustentável de Avelã
Transparência dos fornecedores
• Mais de 90% do total de avelãs adquiridas pela Ferrero podem ser rastreadas até às explorações agrícolas
• 100% dos fornecedores reconheceram o Código de Fornecedores da Ferrero
Novo roteiro para 2024-26
Através dos seus três pilares, a Carta da Avelã e o Plano de Ação da Ferrero descrevem as medidas que a empresa está a tomar para cumprir os seus compromissos e os parceiros com quem irá trabalhar.
A Carta da Avelã Ferrero e o Plano de Ação 2024-2026 comprometem-se com:
Direitos Humanos e Práticas Sociais: o papel fundamental da parceria com a OIT
A Ferrero compromete-se firmemente a continuar a melhorar as condições de trabalho justas e seguras em toda a sua cadeia de abastecimento de avelãs, renovando a sua parceria estratégica com a OIT. O programa inclui a formação de fornecedores, agricultores e intermediários laborais em matéria de recrutamento responsável, salários justos e horários de trabalho justos. O novo roteiro também se centra na melhoria da saúde e da segurança, bem como da habitação.
Proteção do ambiente: implementação dos princípios da agricultura regenerativa
O novo plano de ação promove os princípios da agricultura regenerativa e a partilha destas melhores práticas com os agricultores da cadeia de abastecimento da Ferrero.
Transparência dos fornecedores: com base no elevado nível de rastreabilidade
A Ferrero irá reforçar os níveis de rastreabilidade existentes, sendo atualmente mais de 90% das avelãs rastreáveis até à exploração agrícola. A Ferrero publicará igualmente a Norma e as Diretrizes de Produção dos Valores Agrícolas da Ferrero no website da Ferrero Hazelnut Company.
Leia o Relatório de Progresso 2023 da Ferrero sobre a Avelã aqui.
Leia a nova Carta da Avelã 2024-2026 na íntegra aqui.
Leia o Plano de Ação da Ferrero para a Avelã 2024-2026 aqui.